Tipos de Automação

Embora a automação industrial tenha sido desencadeada, fundamentalmente, pela necessidade de melhorar os níveis de produtividade, as alterações do tipo de mercado têm feito evoluir o conceito de automação.

Quando o mercado era caracterizado pela abundância de produtos iguais e duradouros, em que a economia de escala dominava a cena industrial, a automação era fixa, isto é, a seqüência de operações no sistema era fixada pela configuração do equipamento projetado para um determinado produto.

Leia mais...

9 dicas para automatizar sua empresa

O processo de implantação de uma estrutura de automação comercial está relacionado a vários itens e diretrizes que precisam ser seguidas para o sucesso da implantação. Abaixo segue uma lista de 9 itens indispensáveis no momento de planejar o processo de automação.

Leia mais...

Conceitos de Automação Industrial

A automação industrial está intimamente ligada à instrumentação. Os diferentes instrumentos são usados para realizar a automação.

Historicamente, o primeiro termo usado foi o de controle automático de processo. Foram usados instrumentos com as funções de medir, transmitir, comparar e atuar no processo, para se conseguir um produto desejado com pequena ou nenhuma ajuda humana. Isto é controle automático.

Leia mais...

Algumas dúvidas sobre a NF-e

1- Quais os benefícios da NF-e para o contribuinte?

Além de o Fisco poder acompanhar, em tempo real, a atividade econômica e a integração de informações com as Secretarias de Fazenda dos estados com a Receita Federal, o contribuinte será beneficiado com redução de custos administrativos, tempo de impressão de documentos fiscais, gastos com armazenamento de arquivo em papel, além de diminuir despesas com a racionalização e a simplificação das obrigações acessórias, entre outros ganhos.

Leia mais...